Publicado em / por Uebyou . Creative Agency / em Wordpress

Segurança Web – Conheça 5 razões imperativas para um website seguro!

Todos os dias existem sites a serem invadidos! Segundo algumas estimativas, cerca de 30.000 a 50.000 sites são invadidos todos os dias.

 

Na verdade, os números crescem de dia para dia!

Estar seguro no mundo online torna-se cada vez mais importante e é de extrema importância proteger o seu site e os dados que ele contém.

Neste artigo, damos-lhe a conhecer 5 razões pelas quais é importante ter um website seguro.

Sites hackeados segmentam os seus clientes

O software malicioso é utilizado para infetar sites, extrair dados e, em alguns casos, até roubar recursos de um computador.

Um site que tenha sido infetado, pode ser utilizado para redirecionar o tráfego e infetar também os visitantes com software malicioso.

Isto significa que, se o seu site não estiver protegido, os hackers podem usá-lo para infetar os visitantes do site com malware, fazendo assim com que perca visitas ao seu site.

Existem milhares de tipos de malware e milhares de formas diferentes de infetar um website, sendo que na maioria dos casos os ataques são realizados a partir de ferramentas automáticas de hacking.

O que todas estas formas e malwares têm em comum, é que permitem redirecionar os visitantes de um site hackeado, ou seja, potenciais clientes.

Número de sites hackeados cresce rapidamente!

Um estudo realizado afirmou que na web há, em média, um ataque a cada 39 segundos e os nomes de utilizador e passwords com pouca segurança permitem aos hackers ter mais chances de sucesso.

Fonte: Security Magazine

Em 2018, através da Search Console, a Google enviou mais de 45 milhões de notificações a utilizadores com websites registados, alertando-os de possíveis problemas com os seus websites, que poderiam afetar a apresentação dos mesmos nas pesquisas.

Além disso, foram enviadas 6 milhões de mensagens a administradores de websites sobre práticas contrárias às diretrizes da Google e informações sobre como resolver os problemas.

A Google tomou medidas em cerca de 90.000 relatórios de utilizadores sobre pesquisa de spam.

A Sucuri, um fornecedor de firewall baseado em cloud, referiu que foi detetado um total de 170.827.313 tentativas de ataque bloqueadas em 2019, aumentando assim o número em 52% relativamente a 2018.

Perda de reputação do negócio e descida da faturação

Atualmente, existem mais de 1,5 biliões de sites na Internet e as pessoas confiam nos motores de pesquisa quando desejam aceder informações nesses sites.

Portanto, a otimização do motor de pesquisa é mais importante do que nunca e é necessário que todo o webmaster entenda o verdadeiro significado do SEO, bem como o potencial que ele pode oferecer a todos os negócios.

O Google e outros motores de pesquisa alertam os seus utilizadores e impedem que entrem no seu site e a cada dia que passa as regras do Google quanto às regras de SEO são mais restritas.

Em julho de 2018, todos os sites sem SSL (HTTPS) foram marcados como inseguros e, portanto, receberam uma penalidade de SEO, o que dificulta o alcance de novos clientes.

A realidade é que, por causa de um site invadido, um cliente perde a confiança e, portanto, leva à perda de reputação da empresa, o que para o comércio eletrónico pode facilmente significar o fim de qualquer negócio.

A nível de CMS’s, o WordPress continua a ser o mais infetado, sendo então importante ter especial atenção à segurança de websites sustentados neste sistema.

A limpeza de um website infetado é mais cara que a proteção!

A remoção de malware de um website sustentado em WordPress, de forma a garantir que está completamente “limpo” não é tarefa fácil.

É por isso que um serviço como este pode custar bem mais do que a prevenção do mesmo. O malware geralmente fica oculto dos ficheiros originais e na base de dados, e os invasores esforçam-se bastante para garantir que não haja qualquer tipo de facilidade nesta tarefa.

De facto, não é barato! Não apenas o serviço de limpeza de malware em si, mas a faturação perdida e os danos à reputação da empresa são o que pode consumir muito tempo e dinheiro para se recuperar.

O melhor mesmo é investir na segurança, para evitar que estes gastos desnecessários aconteçam.

O website fica em blacklist

Sem utilizar o termo exato “lista negra”, o Google coloca em quarentena pelo menos 10.000 sites suspeitos por dia.

Estes sites podem ser reconhecidos, cada vez que vê a mensagem “Este site pode danificar seu computador”. Isto servirá como um aviso que solicita que a maioria dos utilizadores se mantenha afastado.

Os consumidores agradecem a mensagem e o negócio perde com isto. Quando um site está numa lista negra, o motor de pesquisa remove-o da lista.

Quando um site é colocado na lista negra, perde quase 95% de seu tráfego orgânico. Normalmente, um site é colocado na lista negra quando contém algo prejudicial para o utilizador, como por exemplo, malware.

 

Em suma, é extremamente importante ter um website seguro, se pretende que o seu negócio evolua ao invés de regredir.

Se pretende criar um site com todas as medidas de segurança ou se pensa que o seu site poderá estar infetado, não hesite em falar com a #Uebyouteam. Temos as soluções ideais para si!

 

Consulte-nos e faça já do seu site um case study de sucesso!

Uebyou . Criamos Valor

Tags:

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.