Publicado em / por Uebyou . Creative Agency / em UI | UX, Wordpress

6 Princípios de User Experience para desenhar um bom site!

No nosso quotidiano, muito do nosso tempo é passado online, seja a ler notícias, a navegar em websites ou a utilizar aplicações.

No entanto, em alguns casos, a nossa experiência online não é a melhor que poderíamos ter, ficando aquém das nossas expectativas.

 

Isto deve-se a um design inadequado que, não tendo por base a experiência do utilizador do website,  tornou-o pouco intuitivo e dinâmico.

Visto de fora, é fácil perceber esses erros, mas é um pouco mais complicado para quem lida com um projeto, já que são erros que podem mesmo “matar” o alcance do seu website.

Como designers, o nosso dever é criar um design com a melhor experiência possível para o utilizador. Muitas vezes não é fácil!

Neste artigo, enumeramos 6 práticas de UX recomendadas para projetos web:

1. O Design deve ser focado na Experiência do Utilizador

Tornar memorável a experiência num website é mais importante do que o conteúdo propriamente dito. Os utilizadores esquecem facilmente os dados referidos no website, mas lembram-se sempre de como se sentiram ao visitar determinado website.

O layout, os elementos gráficos, o texto e os elementos interativos trabalham em sinergia de forma a apresentar ao utilizador uma experiência e não apenas a informação.

É essencial destacar a sua página na internet, dada a enorme quantidade de websites existentes.

Os websites modernos contêm mais qualidades visuais e interativas, de forma a dar ao utilizador experiências mais emocionais e destacarem-se num mundo altamente competitivo.

2. Os websites são verificados, não lidos!

É obrigatório que um website possa ser examinado porque as pessoas não lêm websites. Normalmente, as pessoas fazem “scan” a um website.

Infográficos e elementos visuais tornaram-se o caminho para quem tenta passar informação através de um website. Fazer com que o website possa ser examinado, ao invés de ser apenas lido, irá agradar bastante aos utilizadores que o visitam.

A maior parte do público de um website vai examinar o conteúdo e só depois tentará ler alguma coisa, caso queira descobrir mais.

 

3. Os utilizadores querem clareza e simplicidade

Em meio segundo, os utilizadores avaliam o design de um website. É necessário decidir o que se pretende que os utilizadores façam e torná-lo bem visível.

É importante ter sempre em conta qual o objetivo do website e simplificar sempre as formas de lá chegar.

Boa parte do design deve fazer com que a principal funcionalidade do website esteja bem visível e permitir que funcionalidades “extra” estejam ocultas, sendo apenas descobertas conforme a necessidade.

Fornecer também um design claro e consistente, é mais simples para os utilizadores. Isto pode ser feito, criando uma paleta de cores reduzida, reduzindo o número de comportamentos do website e utilizando sempre o mesmo estilo de apresentação estética.

Isto irá fazer com que os utilizadores descubram mais facilmente a interface de um website.

 

4. Elementos de Design Comuns vs Criatividade

Quando os elementos de design são comuns noutros websites ou aplicações, não devem ser reinventados de forma a fazer com que os utilizadores tenham de pensar demasiado para descobrir como está organizada a interface.

Queremos uma interface familiar onde objetos comuns como links, sejam vistos como links e que o acesso ao login seja visto no canto superior direito, como normalmente.

Não há necessidade de alterar estes componentes padronizados. Embora possa pensar que alterar o tradicional é bom, muitas vezes isto pode tornar mais difícil a navegação dos utilizadores.

Criatividade e usabilidade precisam de estar em equilíbrio. URL’s, botões e posicionamento da navegação, precisam de estar focados primeiro na usabilidade e só depois no design.

 

5. Conheça o público do website

É necessário ter uma boa ideia de quem é o publico do website antes de o criar. Depois de ter uma ideia clara do público do website, é possível perceber as necessidades do mesmo, podendo assim ser criado o melhor design possível.

Ao utilizar estilos e designs com os quais o público alvo se sente confortável, será mais fácil a interação com os utilizadores.

6. Hierarquia Visual

Ao colocar os elementos mais importantes na interface, é importante destacá-los para que os utilizadores se foquem neles. No design, existem várias maneiras de destacar elementos, mas o mais eficaz é torná-los maiores do que o resto dos elementos no ecrã.

Os utilizadores precisam de ter uma boa conexão emocional com a experiência de utilizar um website. Se a interface for “só” uma interface e não uma experiência, as probabilidades do produto/serviço ser um sucesso podem reduzir drasticamente.

 

Uma interface web deve ser de simples navegação e com cores e fontes adequadas para o seu público!

Se pretende criar um site dinâmico, intuitivo e com um design que ofereça a melhor User Experience, não hesite em falar com a #Uebyouteam. Temos as soluções ideais para si!

 

Consulte-nos e faça já do seu site um case study de sucesso!

Uebyou . Criamos Valor

Redação de Artigo

Alexandra Santos Silva

Tags: