Publicado em / por Alexandra Santos Silva / em Uebyou . Creative Agency

Está a pensar fazer um site? Saiba aqui como tudo se processa!

Um site bem desenvolvido, com uma boa estrutura técnica e a experiência de profissionais qualificados, é motivo de orgulho para qualquer empresa que ambicione o seu posicionamento online.

 

Um website é um elemento que representa um negócio no mundo digital, podendo aumentar o seu lucro até 45% apenas por existir.

Porém, estima-se que milhares de empresas em Portugal ainda não possuem um site, ou possuem um desadequado e desatualizado face às tecnologias de hoje em dia.

Embora seja reconhecido que o marketing digital é um conjunto de saberes e ferramentas realmente eficaz na angariação de novos clientes e de volumes de vendas, é também nestas metodologias onde mais se tenta poupar, optando-se por tecnologias baratas, profissionais desabilitados ou até “aqueles familiares ou amigos que são muito bons com computadores”.

Desta forma, e ao optar por atalhos, várias são as empresas que entram em declínio devido a sites mal construídos, não planeados e que acabam por denegrir a credibilidade do próprio negócio.

Um site bem construído e desenhado por profissionais experientes pode realmente elevar o patamar do seu negócio, funcionando não apenas como “cartão de visita online”, mas também como um canal de publicidade que, aliado a um bom conteúdo, redes sociais bem geridas e mecanismos analíticos e de publicidade online, como Google analytics e Heat Maps, SEO ou Google Ads, podem realmente levar o seu negócio às “bocas do mundo”.

Por fim também pode conduzir todo o seu negócio através do seu website, optando por uma loja virtual com sistemas de pagamento online e tecnologia mais complexa e de alguma automação.

Quanto custa fazer um site?

Ainda existem algumas dúvidas relativamente ao custo e ao conceito dos sites, quanto ao que eles fazem, qual o impacto deles e qual o valor e preço a pagar pelo desenvolvimento de um trabalho destes.

E a #Uebyouteam sabe dessas questões! Sabemos que, na maioria dos casos, o empreendedor não sabe por onde começar, vendo-se envolto em custos associados e “palavras vanguardistas”, sem perceber qual o trabalho implicado ou os custos das tecnologias utilizadas.

Na Uebyou, costumamos dizer que “cada site é um site” e, ao mesmo tempo, temos perfeita consciência do valor de um site tipo, pelo que, para ter uma ideia de quanto vai gastar, além de termos de saber o que pretende, temos de fazer uma análise inicial aos objetivos do projeto e ainda dos custos envolvidos em todas as etapas da produção do site, bem como custos de manutenção e programas e softwares ideais para o efeito.

E lidamos com estes problemas todos os dias 🙂

Dos vários tipos de sites possíveis de realizar, destacamos os seguintes:

Website Institucional

Constituído por poucas páginas e com múltiplas secções, é um site composto por funcionalidades simples. Conferem uma presença online simples, ideal para profissionais por conta própria em indústrias tradicionais que não precisam de updates constantes. São indicados para uma presença online simples mas marcante, onde o “estar” é mais importante do que realizar vendas online.

Pedir Orçamento

 

Website profissional

Constituído por várias páginas e secções e rico em funcionalidades, oferece uma integração com redes sociais, e pode possuir um conjunto de tecnologias para o empresário que se preocupa verdadeiramente com a sua presença online. Google Analytics e mapas poderão fazer sentido em sites desta tipologia.

É o estilo preferido de startups, pequenas e médias empresas, freelancers e empresários que precisam de realizar updates constantes no website e que contam com ele para os ajudar nas vendas do seu negócio, ainda que a fase final passe sempre pela transação offline.

Pedir Orçamento

 

Website e-commerce / loja virtual

Semelhante ao website profissional, é um site com mais funcionalidades, com tecnologia própria de comércio online, onde o pagamento é concretizado online e a venda é efetivada digitalmente.

Possui tecnologias mais desenvolvidas de forma a que possa haver uma gestão de vendas e tracking de envios, acompanhamento ao cliente e gestão de encomendas.

Na Uebyou, neste tipo de website, encontrará ainda soluções de sincronização da sua loja virtual com sistemas de faturação e sistemas de pagamentos, tais como o invoicexpress, Moloni, PHC, entre muitos outros.

Pedir Orçamento

 

Websites personalizados

Nesta modalidade, terá a possibilidade de aquirir um website em que o design, a concepção e tudo o resto é desenhado de raiz, sem ter por base uma estrutura rígida ou um design pré-concebido.

Existe a possibilidade da inclusão de Inteligência Artificial bem como a possibilidade de bases de dados e funcionalidades avançadas. Este sistema é o ideal para negócios de maior complexidade, como sites para grandes empresas.

Pedir Orçamento

 

 

Quais são os custos envolvidos na construção do website?
Custos Iniciais

Para além dos custos da planificação inicial, do design e da maquetização, temos de contar com os custos de implementação de todo o sistema.

Numa segunda fase, os custos referem-se à redação de conteúdos e implementação de funcionalidades, que dependem sempre da escolha e vontade do cliente. Por fim temos ainda o valor do trabalho associado à fase de testes do website.

Custos a longo prazo

Todos os sites carecem de um alojamento num servidor, sendo isto o que o faz acessível à internet. Por outras palavras, é o alojamento ou espaço alugado na internet.

Neste caso, será necessário um pagamento anual para garantir que beneficia deste espaço. O nome de domínio pode estar ou não incluído neste alojamento e é também ele, pago anualmente. O espaço online deverá ser de qualidade, com espaço suficiente e com rapidez necessária para o tipo de website que deverá conter.

A qualidade do hardware utilizado e as ligações de rede deverão ser de muito alta disponibilidade e de características profissionais. Geralmente apenas datacenters certificados possuem este tipo de alojamento.

A segurança é também uma das situações que não pode ser descurada com a implementação de um certificado SSL e ainda assim como a certeza do sistema poder possuir um sistema antivírus incorporado.

Também os updates e a produção de novos conteúdos é um ponto fulcral na atualização do seu site, já que um site “Nunca está terminado”, mas sim, sempre em atualização, já que de tempos a tempos é importante acrescentar conteúdos e atualizar o software que lhe está na origem, de forma a garantir não só a segurança do mesmo, mas também que possa possuir a estabilidade e rapidez suficientes para poder ser considerado um site “credível”, aos olhos dos motores de pesquisa.

Embora a manutenção do seu site (a nível de conteúdos) possa ser realizada pela sua própria mão, consideramos importante investir numa produção profissional de conteúdos, já que os mesmos serão tratados de forma eficaz e direccionada não só para o público-alvo, mas também duma forma estratégica para que alcancem resultados otimizados nos motores de pesquisa e assim poderem estar destacados da concorrência.

Que serviços posso agregar à manutenção do website?
Redação de Conteúdos e atualização dos mesmos

A produção de conteúdos escritos é um processo minucioso que estuda as palavras a utilizar de forma a atingir o público-alvo, através de uma linguagem corrente simples mas eficaz.

Neste serviço, o texto é redigido de raíz e implementado no website de forma a responder às especifidades técnicas do site.

Marketing Digital

Um bom serviço de Marketing Digital envolve técnicas e abordagens diferenciadas e externas ao seu website.

Redes Sociais, Ads, E-mail Marketing, SMS Marketing, Remarketing, HeatMaps, AB testing, Integração com Marketplaces, entre muitos outros, são serviços únicos que, juntos, podem transformar o seu site ou loja virtual num verdadeiro motor de vendas!

SEO – Search Engine Optimization

Como fazer com que o seu site apareça em primeiro lugar no google? Além de ir muito de encontro à relevância do negócio e da quantidade de vezes que é procurado pelo público, há realmente algumas estratégias para elevar o seu site.

É aqui que entra o SEO, ou seja, uma otimização que aumentará a visibilidade do seu site, através de keywords previamente definidas e trabalhadas ao longo de toda a criação de conteúdos no seu site, bem como da aquisição de links relevantes para trazer tráfego de qualidade ao seu website.

Quais as etapas da criação de um website?
1. Proposta

A elaboração da proposta, embora minuciosa, é um processo rápido. Normalmente, quanto mais simples for o projeto, mais rápida é a elaboração da proposta.

Neste ponto, é definido o que realmente se pretende na criação do site, quais as funcionalidades, valores, prazos de execução, etc.

2. Estruturação

Nesta etapa, define-se a estrutura a apresentar no site, bem como o conteúdo do mesmo. Neste ponto, dá-se primazia à funcionalidade do site, bem como à informação contida. Wireframing e Planificação são os resultados mais visíveis de todo este processo. Este é o processo que define como o website vai funcionar.

3. Design

É nesta fase que se define a aparência do website, tentando que este vá de acordo não apenas com o logotipo da marca, mas também com as cores e imagem coordenada que definem o negócio.

Assim, é importante definir um design apelativo, responsivo, clean e que vá de encontro à imagem já definida no manual de normas da marca da empresa.

4. Desenvolvimento

O desenvolvimento agrega tecnologia, conteúdo e design, criando um todo funcional e intuitivo, utilizando-se para isso as linguagens de programação, design e processos construtivos disponíveis no momento da execução, tal como softwares próprios e linguagens de programação e webdesign que auxiliam no processo bem como frameworks que poderão dar um “empurrão” na definição do sistema de base.

A adoção de um CMS ou integração com um gestor de conteúdos é uma das etapas que fazem com que o website possa ser facilmente gerido, ao nível de conteúdos e funcionalidades.

Por norma, esta é a etapa mais demorada, já que envolve bastantes horas de trabalho minucioso.

4. Testes

Nesta fase, questões como a funcionalidade do site, a acessibilidade dos utilizadores e todo o funcionamento dos plugins são testados, verificando assim possíveis erros e dando espaço para a sua rápida resolução.

Após esta fase, o seu site está pronto a ser lançado e é só promovê-lo ao máximo!

 

Para o ajudar, confie na #Uebyouteam! Somos uma equipa com vasta experiência na criação de sites nas mais variadas áreas de atividade. Alavanque o volume de negócios da sua empresa, fazendo do seu site um verdadeiro “caça-vendas”!

 

Consulte-nos e faça já do seu site um case study de sucesso!

Uebyou . Criamos Valor

Tags: