Publicado em / por Uebyou . Creative Agency / em Uebyou . Creative Agency

Teletrabalho? Garanta o máximo de produtividade com as dicas Uebyou!

Embora muitos profissionais já conheçam bem este sistema de trabalho, muitos encontram-se agora em “terreno desconhecido” devido à fase epidemiológica que o país atravessa.

Regulamentado nos artigos 165º e 171º do Código de Trabalho, o teletrabalho, tido outrora como um privilégio para muitos, é agora o mecanismo com que muitas empresas se debatem face às adversidades atuais.

Contudo, embora agora vários profissionais o tenham com carácter de obrigatoriedade, existem vários métodos não só para tornar este sistema produtivo, mas também para maximizar o tempo pessoal/laboral.

Se se encontra em regime de teletrabalho, porém com algumas dificuldades em se adaptar a esta nova realidade, conheça as dicas Uebyou para rentabilizar o seu tempo e aumentar a sua produtividade:

 

Adapte o seu espaço de trabalho

A tentação para distrações, em casa, é significativamente maior.

Assim, é fundamental criar o seu espaço dedicado estritamente ao trabalho. Opte por uma divisão com boa exposição solar e organize o seu espaço de trabalho com todos os itens necessários para a execução do mesmo.

Não caia no erro de trabalhar a partir do sofá ou da cama, já que são espaços dedicados ao lazer e ao descanso, minimizando assim a sua produtividade.

 

Defina os seus objetivos

Apesar deste sistema permitir a flexibilidade de horário dos trabalhadores, respeite prazos de entrega e cumpra objetivos inerentes à sua profissão.

Organize o seu tempo mediante os prazos de conclusão dos seus projetos, conjugando-o com o seu tempo pessoal.

Mesmo que esteja a trabalhar a partir de casa, deve respeitar pausas para refeições ou descanso. Aproveite para recuperar a concentração através de uma ida à varanda ou numa pausa para café.

Mantenha as suas rotinas

Embora se encontre em casa, evite aderir à “moda do pijama”!

Adote rotinas que teria em circunstâncias normais, como acordar a horas pré-definidas, vestir-se, tomar o pequeno-almoço, definir horários e, claro, seguir uma boa conduta de sono.

Desta forma, evitará a preguiça e programará o seu cérebro para entrar em modo trabalho.

 

Mantenha o contacto com os colegas de trabalho

Se trabalha em equipa, mantenha o contacto com os seus colegas. Desta forma, poderá trocar ideias sobre os projetos a desenvolver, mas também contribuirá para que toda a equipa se mantenha unida e motivada.

 

E se estiver em teletrabalho com crianças em casa?

teletrabalho

Embora a tarefa se complique, neste caso, não deve desanimar!

Deve sim tentar manter uma rotina normal para si e para os seus filhos e dar especial primazia a algumas regras, tais como:

  • Estabelecer horários para si e para as crianças;
  • Manter as rotinas da criança;
  • Fazer as refeições em horários habituais;
  • Definir atividades variadas para as crianças, mantendo-os interessados e, claro, entretidos;

 

Apesar deste sistema de trabalho parecer bastante permissivo, podendo dar azo a distrações ou desleixos, ele exige muito senso de responsabilidade por parte dos trabalhadores e bastante coordenação entre colaboradores e empresa.

Como tal, deve lidar com ele de forma natural e sem grandes alaridos, já que, pelo menos, tem a possibilidade de trabalhar e contribuir para a continuidade da economia do nosso país.

 

Se, devido à presente situação do Covid-19, se encontra em regime de teletrabalho, siga as nossas dicas e torne o seu trabalho mais produtivo, dinâmico e proveitoso!

Redação de Artigo

Alexandra Santos Silva

Tags: