webdesign
Publicado em / por Uebyou . Creative Agency / em Uebyou . Creative Agency

As cores correctas para o webdesign do seu site

Quando se trata de desenvolver um site, há que ter em conta que este deve ter uma identidade própria e marcante. Assim, é fundamental planear e escolher uma paleta de cores tecnicamente correcta e própria, que vá de encontro à marca e objetivos pretendidos.

Como tal, é importante para um web designer entender que a cores têm um poder sobre a imagem que o utilizador terá do website a ser desenvolvido. É importante desenvolver um webdesign único!

Assim, existem algumas regras que pode ter em conta na hora de definir as cores do novo website a criar, para que este tenha um webdesign mais consistente e acima de tudo mais profissional.

 

As cores do webdesign devem respeitar as cores do logótipo e manual de normas

O logótipo é a imagem de marca de qualquer negócio e um site dinâmico é o cartão de visita. Posto isto, as cores seleccionadas para o website devem ir de encontro às do logótipo, podendo optar por várias tonalidades dentro de cada cor, gerando assim dinamismo.

Também a saturação e o brilho podem ser trabalhadas. Páginas que não possuem cor e dinamismo são associadas a pouco profissionalismo e empenho, o que reduz fortemente as probabilidades de regresso do utilizador ao site.

webdesign
Uma boa seleção de cores pode converter-se em resultados

Uma escolha de cores consistente gera conforto visual ao utilizador do site, marcando a sua memória. Porém, não se deve cair no erro de escolher cores à aleatórias!

É crucial que haja um bom equilíbrio entre tons vivos e tons mais escuros. Após esta seleção, há que definir onde serão aplicados os vários tons escolhidos, desde interface, navegação, menus, caixas, botões, links e campos de pesquisa.

 

Conhecer a psicologia das cores

Neste campo, várias pessoas entendem as cores de uma forma subjetiva, dando primazia a preferências pessoais impactadas por educação, experiências, eventos ou cultura.

Porém, existem padrões comuns à forma como respondemos psicologicamente às cores.

 

As cores têm um significado próprio

As cores provocam uma resposta emocional que, podendo variar de pessoa para pessoa, geralmente possuem reações comuns. No webdesign, a cor é tão importante como a estrutura e o design de navegação de um site.

A cor pode ser utilizada para atrair a atenção, definir um público-alvo, solicitar ações, etc. Como tal, esta utilização da cor pode ser projetada para melhorar a experiência de utilização, criar uma resposta emocional do utilizador ao site e até refletir a essência da imagem de marca.

 

Respostas emocionais às várias cores

Embora as emoções a cada cor possam divergir entre cada pessoa, algumas cores geram respostas comuns, como abordamos de seguida:

  • Preto – elegância, poder, sofisticação, misticismo, mistério
  • Cinzento – segurança, confiabilidade, maturidade, profissionalismo
  • Castanho – aconchego, estabilidade, dever, seriedade
  • Vermelho – entusiasmo, coragem, paixão, urgência, rigor
  • Laranja – alegria, energia, confiança
  • Amarelo – otimismo, felicidade, energia
  • Verde – serenidade, equilíbrio, crescimento, esperança
  • Azul – confiança, verdade, seriedade, profissionalismo
  • Roxo – Criatividade, imaginação, luxo, elegância, originalidade
  • Rosa – Afeto, feminilidade, beleza
  • Branco – Calma, pureza, simplicidade, clareza, elegância

Pedir Orçamento

Construir a paleta de cores do website

Sabia que mais de 80% das decisões de compras online são baseadas nas cores do website? O sucesso de um website ou loja virtual depende muito da gama de cores, ou da chamada paleta de cores usda no website que se vai criar. Assim, é de extrema importância que a paleta possa ser consistente, profissional e de acordo com a marca da empresa, como vimos mais acima.

Assim podemos ter em conta os seguintes passos na criação de uma paleta de cores  e um esquema de cores de sucesso para um website:

 

Cor base ou cor do logótipo

Escolha sempre 1 ou 2 cores base para o website, com base nas cores exatas do logótipo que o website representa

 

Variantes da cor

Com base nas cores escolhidas crie uma paleta com até 3 variantes das cores base. Deverá fazê-lo de forma a que, pelo menos uma das variantes das 2 cores seja muito clara e outra muito escura. Se usar cores vivas use menos variantes das cores base e tente acrescentar uma cor neutra. Use sempre uma variante neutra para equilibrar as cores base da marca

 

Estruturar e hierarquizar

Perceba que a estrutura de cores do seu site terá de ser uniforme e agradável a quem a visualiza.

 

Quantidade de cores a usar

Não existe nenhuma regra pré-definida quanto à quantidade de cores a usar no seu site, no entanto é fácil supor que quanto mais cores (mais informação) mais difícil será organizar a estrutura visual como também direcionar o conteúdo.

Harmonia das cores

As cores podem ser agradáveis quando usadas com sabedoria. Tente perceber quais são as cores harmónicas e como as deverá usar.

Circulo Cromático

 

Em suma, destaca-se que a utilização das cores e a combinação entre elas pode definir o carácter duma marca, bem como o seu lugar na internet.

Desta forma, através da escolha das cores certas para o web design de um novo site, a marca pode decidir qual a posição que o seu negócio terá na internet, se terá um presença forte, com destaque, ou apenas uma presença mais limpa ou menos impactante.

Redação de Artigo

Alexandra Santos Silva

Tags: