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Publicado em / por Alexandra Santos Silva / em Gestão de Conteúdos, Marketing Digital

Como escrever um artigo para o seu Blog – As 10 dicas do sucesso!

Conteúdo, Tráfego e Faturação são os três ingredientes básicos para o sucesso.

A excelente notícia é que os três estão interligados uns aos outros.

Vários estudos recentes indicam que cada vez mais empresas de B2B e B2C estão a criar cada vez mais e melhor conteúdo.

De acordo com a Hubspot, mais de 70% dos profissionais de marketing de conteúdo afirmam que estão a criar e a investir em Marketing de conteúdo.

Da experiência própria que podemos relatar, cerca de 60 a 70% das empresas para quem trabalhamos geram retorno positivo sobre o que é investido em Marketing de Conteúdo e mais de 90% das mesmas estão satisfeitas com os resultados.

Quanto melhor fôr o conteúdo do seu site, mais tráfego potencial o mesmo irá ter e escrever conteúdo é bom para o seu negócio, mas também pode ser dissuador e muito caro.

Um texto profissional de qualidade não vai apenas ajudá-lo a obter mais tráfego orgânico no longo prazo – também irá marcar uma boa impressão logo desde os primeiros parágrafos!

O texto no seu site, blog ou página, é exatamente o que um visitante para a sua página de destino lê. Não se trata apenas do conteúdo, mas sim como este impactará o leitor e influenciará no comportamento final do mesmo.

 

Quer fazer o trabalho por conta própria?

Temos algumas estratégias para adquirir mais visitantes.

Você disse que gosta de textos criativos? Então vamos lá!

Vou apresentar-lhe algumas dicas simples e baratas para ter um bom blog.

Texto profissional é uma parte integral do seu plano de marketing digital e seria impossível atingir sucesso sem ele. Texto profissional tornará a leitura interessante, desde os pequenos artigos de blog até as páginas mais longas. Texto profissional tem que ser relevante para a sua marca e o seu mercado-alvo, com ele irá alcançar os resultados pretendidos…

Então o que é necessário?

 

público-alvo

Dica 1 . Alinhe o seu discurso com o seu público-alvo.

Gosto de descrever “discurso” como uma qualidade de redação que adiciona força ao seu conteúdo. O discurso pode ser formal, informal, íntimo, solene, irônico, profissional, sério, brincalhão, etc. A única coisa que tem de ter como objetivo é o seu público-alvo.

Mas, quem é o meu público-alvo?

Se não sabe quem é o seu público-alvo, vamos lá.

Aquele grupo de consumidores que irão comprar produtos e/ou serviços da sua empresa é o seu público-alvo. É para este segmento que precisa de começar rapidamente a criar textos com sumo e que possam ser lidos com prazer!

Tome Nota: Se estiver a escrever texto para um blog pessoal, então o seu discurso será informal e descontraído, pois não há necessidade de criar uma imagem profissional através dos seus posts.

Se estiver a escrever texto para um blog corporativo, então o seu discurso deverá ser mais formal. Será necessário criar uma imagem profissional através dos seus posts e usar linguagem que reflita exatamente isso. Texto informativo ou educacional é uma boa prática, pois será compreendido por um público em geral e não apenas para quem está a escrever (ex.: blog de produtos).

As pessoas não leem blogs ou conteúdo da web para parecerem inteligentes. Elas querem aprender coisas novas e descobrir algo que não sabiam antes. Textos informativos são uma forma excelente de conseguir isso!

Portanto, conhecer bem seu público-alvo é essencial para ajudá-lo a escrever um bom texto profissional e que construa tráfego!

foco

Dica 2 . Objetivo e foco no que se vai escrever

Em vez de tentar criar artigos sem uma estratégia em mente, por favor possua algo específico sobre o que quer dizer antes mesmo de começar a escrever qualquer coisa. É muito mais fácil escrever sobre um tema específico do que tentar escrever algo fortuito.

Se tiver uma ideia clara e específica sobre a sua mensagem antes de começar, pode ser melhor para conseguir criar artigos relevantes e claros.

Em seguida, defina o foco e o conceito que é necessário para enfrentar o problema do cliente e como pode ajudá-los corretamente. Defina extamente sobre o que vai escrever e lembre-se que o leitor quer o problema resolvido!

Como sei qual é o meu foco?

Para saber sobre o que escrever, pergunte a si mesmo algumas questões:

– Quem vai ler este artigo/texto?

– Qual é minha mensagem principal para este artigo/texto?

– Quais são os problemas do meu leitor que você pode resolver com o seu conteúdo?

Se estiver a escrever para um cliente, veja em qual estado da compra do produto pretendido ele se encontra. Esta informação pode ser útil para ficar a saber sobre o que escrever.

Por favor, não esqueça os principais pontos a serem ressaltados no texto e as informações mais importantes para o leitor.

Com uma estratégia em mente antes de começar a escrever vai tornar a sua escrita mais eficaz.

Dica: tenha em mente o serviço, produto ou assunto que vai ser abordado no texto. Isso ajudará você a manter um foco específico para cada ponto.

 

 

 

Google Trends

Dica 3 . Estude as tendências de pesquisa

Já muitos ouviram falar sobre o Google Trends e este é uma ferramenta de avaliação de dados que permite que os usuários personalizem as pesquisas por termos e frases relevantes e monitorem as tendências de SEO em qualquer período definido.

A pesquisa de palavras-chave é a etapa para descobrir quais tipos de palavras e frases geram o maior interesse do público, cliques internos e tempo de permanência para melhorar o posicionamento do site. Assim, quais são algumas das melhores práticas de pesquisa de palavras-chave?

Por exemplo, se o leitor possuir uma empresa de advocacia e quiser criar conteúdo para o seu site porque acredita que os visitantes preferem informações detalhadas a respeito dos assuntos legais – sugiro-lhe estudar as tendências de busca relacionadas com “direitos da família”, “divórcio” e outras palavras-chave semelhantes. Escrever artigos com base em tais palavras-chave irá aumentar as suas chances de exibição através de pesquisas orgânicas.

Quando precisar de saber se a palavra-chave que as pessoas estão a pesquisar é uma tendência legítima ou apenas uma tendência momentânea, o Google Trends pode ajudar.

 

 

 

relevância

Dica 4. Relevância, popularidade e especificidade

Textos de qualidade para blogs e sites precisam ser relevantes, criativos e informativos. Quer saber como manter o seu blog atualizado? Escreva textos sobre os assuntos mais populares do momento! Você precisa criar artigos que as pessoas querem ler. Textos eficazes aumentam o tráfego, melhoram a reputação online e podem até mesmo gerar conversões – por isso é importante criar conteúdo valioso! Quando digo conteúdo valioso quero dizer que o seu texto tem que ser relevante para a sua marca, eficaz na hora de converter os visitantes em leads e ter uma boa taxa de rejeição. Textos criativos irão atrair as pessoas certas. Textos populares ajudam os leitores e estes, por sua vez, divulgam este conteúdo.

Texto que é relevante para seus clientes alcançará um público maior que irá lê-lo e retransmiti-lo. Textos relevantes fazem com que os visitantes pensem “Wow! Eles realmente entendem o que eu preciso!” Assim, o seu conteúdo deve ser específico e relevante para o problema do cliente. Textos criativos são essenciais para fazer com que os leitores curtam suas histórias, mas também precisa ser um texto informativo. Textos criativos são úteis para atrair o público certo e cobertura de mídia, mas os textos informativos ajudarão os seus clientes a sair do estado de “procrastinação”.

Por último, mas não menos importante – o texto deve ser específico! Textos muito genéricos e sem foco ficam na obscuridade. Textos com foco são uma ótima maneira de aumentar as suas vendas. Textos de foco podem criar mais tráfego orgânico para o seu blog e aumentar as suas vendas – por isso, escrever artigos com base no que os clientes estão a pesquisar é uma excelente forma de atrair os visitantes certos.

 

 

Dados terceiros

Dica 5. Aproveite os dados de terceiros e expanda-os.

Dados de terceiros são muito úteis e poderá encontrá-los em Blogs da área em questão, outros blogs, sites de comparação e até em algumas estatísticas. Como os dados são provenientes de outros websites que não o seu, terá de ter algum cuidado a usar essas fontes. Vale a pena fazer uso de dados próprios.

Dados fornecidos por terceiros podem parecer-lhe muito válidos, mas não se esqueça que são provenientes de fontes externas à sua empresa. É importante que faça o seu próprio levantamento de dados. Por outro lado, os dados de terceiros podem ser uma excelente maneira de começar um artigo – mas nunca esqueça que é extremamente importante cruzar estatísticas e dados de terceiros com os seus próprios.

Mas onde vou buscar dados?

Existem vários sites que mantêem estatísticas e dados sobre determinados assuntos. Por exemplo, se pretender pesquisar sobre Marketing poderá obter dados estatísticos na página do Hubspot.

Artigos baseados em estatísticas podem ser interessantes para ler, mas nunca esqueça que não fornecerá informações detalhadas sobre o assunto. Textos que utilizam os dados fornecidos por terceiros para expandir sobre um determinado assunto são sempre bons artigos – mas nunca esqueça de colocar o seu próprio conhecimento no texto!

 

Dica 6 . Comprimento dos textos.

Textos muito longos são difíceis de serem lidos, pois as pessoas não gostam de ler. Textos que não têm um enfoque claramente definido ou começam a falar sobre assuntos irrelevantes podem atrair os leitores para fora do seu site. Textos grandes podem ser difíceis de ler e muitas vezes as pessoas não conseguem passar por todo o artigo. Textos pequenos ajudam a manter as pessoas no seu site. Textos curtos podem ser lidos rapidamente e são mais fáceis de passar para os seus leitores.

Texto longo dificilmente é lido por completo, Texto curto ajuda no foco e objetividade. Textos menores são mais fáceis de ler, mas ter em conta que textos longos podem ser úteis para expandir um ponto específico do seu artigo – portanto tenha este fator em consideração ao escrever o seu artigo. Textos curtos são mais relevantes e objetivos, mas nunca esqueça que textos longos podem ser uma ótima maneira de expandir sobre um assunto particular.

Tome nota: Textos pequenos (até 1000 palavras) são mais fáceis de ler, mas Textos longos (acima de 3000 palavras) podem ser úteis se for relevante

Dica 7. Use ligações internas.

Ligações internas são úteis, porque permitem que os leitores passem de um artigo para outro sem se preocuparem em procurar o assunto desejado.

Textos com muita informação podem tornar-se muito pesados, devido a todas as ligações que o autor faz. Nunca esqueça de usar links internos com moderação. Textos com muitas ligações não são legíveis e tornam-se uma tarefa árdua para o leitor. Os textos deverão ser sempre curtos, simples e objetivo – mas nunca se esqueça que textos longos podem ser uma ótima maneira de expandir sobre um assunto particular. Textos com poucas ligações podem ser fáceis de ler, mas em textos longos (acima de 3000 palavras) podem ser úteis se for relevante.

Dica 8 . Faça um índice no início do seu artigo.

Utilize um índice no início do seu artigo para que os leitores possam encontrar o assunto desejado. Se criar um índice, certifique-se de que será fácil e simples de ler e entender. Textos com índices são fáceis de ler, mas lembre-se que textos curtos podem ser uma maneira mais eficiente para ter acesso à informação desejada. Text

Textos com índices são fáceis de ler, mas textos curtos podem ser uma maneira mais eficiente para ter acesso à informação desejada. Textos longos podem ser relevantes se for relevante – portanto tenha isto em consideração ao escrever seu texto.

Tome nota: Texto longo pode conter índice de assuntos, Texto curto é mais eficiente para obter informação específica.

Dica 9 . Inclua imagens nos seus artigos.

Nunca esqueça de incluir imagens nos seus artigos. Um texto sem imagem é como um livro em branco – não terá o mesmo impacto que texto escrito acompanhado por uma imagem relevante e bem elaborada. Textos com bons gráficos são mais atraentes e fazer com que as pessoas se interessem em saber sobre o assunto. Textos sem imagens podem ser difíceis de ler, mas tenha este fato em consideração ao escrever o seu texto.

Uma imagem vale mais que 1000 palavras. Textos com imagens são mais atraentes, Texto sem gráficos podem ser uma tarefa árdua para o leitor.

Textos com bons gráficos ajudam na compreensão e objetividade dos textos – mas nunca se esqueça que textos curtos podem ser uma maneira mais eficiente para ter acesso à informação desejada. Texto sem imagens pode ser difícil de ler, mas tenha em consideração este fato antes de escrever seu texto.

Dica 10 . Crie títulos poderosos

Crie títulos poderosos para tornar o seu artigo mais atraente e relevante. Segundo Ted Nicholas, 73% dos leitores tomam a decisão com base no título do artigo ou texto do Post. Textos com títulos atraentes convertem mais e têm mais resultado orgânico e podem até tornar-se virais.

Dica 11 . Não copie. Não plagie os outros.

Textos que são plagiados não resultam e podem até levar a penalizações de SEO. Texto copiado é texto desperdiçado – portanto nunca se esqueça de criar o seu próprio conteúdo para gerar mais tráfego para o seu blog. Textos plagiados podem ser penalizados pelas ferramentas de busca, portanto nunca copie outros textos. Textos originais são mais difíceis de escrever, e no entanto acabam por ser fios condutores do sucesso.

Agora que já possui mais algumas dicas de como criar textos para o seu blog, já pode começar a escrever os seus próprios artigos.

Ok, mas… Não tenho tempo ou não consigo escrever porque não tenho jeito!

Não quer ou não tem tempo para fazer o trabalho de escrever para o seu blog? Poderá contratar uma agência especializada em SEO – Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Pesquisa). Uma Agência saberá como alimentar o seu blog com conteúdo de qualidade, que vai aumentar os visitantes e impulsionar as estatísticas do Google Analytics. Um especialista saberá como criar artigos relevantes para atingir todos os objetivos… desde tráfego à faturação.

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