Publicado em / por Inês Silva / em Desenvolvimento Web

Tem um Blog Online? Saiba como rentabilizá-lo!

Atualmente, é cada vez mais usual a presença de blogs um pouco por toda a Internet.

Hoje em dia, a criação de blogs é cada vez mais frequente, abordando os mais diversos temas em toda a Internet.

No entanto, e se possui um blog mas sente que não produz os resultados esperados, pode rentabilizá-lo de várias formas, de forma a que este tenha ainda mais visualizações e interações por parte dos leitores.

Assim sendo, a Uebyou dá-lhe a saber o que é um blog e as estratégias que pode adotar para que este não só alcance maior número de visualizadores, mas também potencialize as suas vendas ou a alavancagem do seu negócio.

O que é um blog?

Um blog é considerado uma porta de entrada para que as marcas e negócios tenham uma relação mais profunda com quem está a ler. Oferecem a simplicidade na publicação de textos e indexação dos mesmos no Google.

Um blog pode ser considerado um diário eletrónico, já que quem o cria tem como objetivo partilhar, dar a conhecer e divulgar os mais diversos temas e conteúdos.

Contudo, este precisa de ter atualizações regulares, uma vez que todos os updates promovem um maior alcance de visitantes.

Numa fase inicial, o conceito de blog foi meramente criado para uso pessoal. Porém, com o passar do tempo, ganhou uma posição de destaque não só por quem desenvolve projetos pessoais de partilha de conhecimentos, mas também por empresas que visam angariar resultados no Google e promover os seus negócios.

Assim, encontramos vários tipos de blog na web, sendo alguns deles os seguintes:

  • Blogs Comerciais;
  • Vlogs;
O que é um blog comercial?

Um blog de caráter comercial pode ser desenvolvido com vista em diversos objetivos, como fornecer dicas ou informações sobre variados temas e dúvidas que possam surgir para diversas empresas.

Serve também de intermediário para divulgação de novidades da marca ou setor onde está situado, fazer reviews de produtos, etc. Assim, é maioritariamente um canal de relacionamento entre a empresa e o cliente.

 

O que é um vlog?

O que diferencia um blog de um vlog, é essencialmente a forma de elaboração dos mesmos. Um blog é criado por texto e imagens e um vlog é criado por meio de vídeo. Um blog, normalmente é construído em plataformas como o WordPress, Blogger ou no site da empresa independentemente do sistema operativo do mesmo. O vlog, por sua vez, é feito e publicado em plataformas de vídeo, como o Youtube ou o Vimeo.

Os temas dos vlogs são sempre de carater mais pessoal, abordando questões variadas. Muitas das vezes, tratam-se de vloggers e youtubers que divulgam a sua opinião sobre os temas da atualidade, entre muito outros assuntos.

Qual a altura certa para rentabilizar o blog?

Não existe uma altura certa, quanto mais cedo iniciar as estratégias de rentabilização, melhor!

Contudo, se tiver em atenção algumas normas a seguir, o sucesso do seu blog não só poderá ser alcançado, mas também perpetuado.

Acima de tudo, deve parametrizar e verificar o tráfego do seu blog – caso o mesmo seja constante ou aumentar gradualmente, de dia para dia, semana para semana ou mês para mês, significa que está a alcançar os resultados ambicionados.

“É caso para dizer: o seu blog gira à volta de números!”

 

Estratégias de rentabilização para blog

Neste artigo, a Uebyou dá-lhe a conhecer algumas estratégias para a rentabilização do seu blog, obtendo cada vez mais visualizações e, consequentemente,  gerando mais dinheiro!

  • Posts patrocinados

Uma das estratégias que a Uebyou aconselha é o investimento em posts patrocinados, ou seja, conteúdos que são encomendados e pagos por uma pessoa ou marca. É importante escolher com cuidado a marca, os serviços ou as pessoas com quem se está a trabalhar, pois patrocínios do mesmo nicho de negócio geram, evidentemente, mais lucros!

 

  • Dropshipping

Um dos objetivos de um blog é ter seguidores e fãs, pois isso garantirá o sucesso e as visualizações do mesmo. Se o blog tiver um tráfego constante de pessoas advindas de mecanismos de motores de busca ou redes sociais, é uma prova de que tem um blog com aquilo que se pretende: clientes!

 

  • Marketing de Afiliados

Esta é uma das estratégias mais comuns para se rentabilizar um blog. Esta estratégia resume-se à partilha de um link exclusivo dos conteúdos do blog no blog ou canais de uma determinada marca. Este link, em contrapartida, oferece um desconto a quem nele clicar.

Assim, sempre que alguém efetuar uma compra a partir desse link, o blog ganha uma comissão, transformando-se assim num motor de ganhos lucrativos.

Apesar de ser uma boa estratégia, não gera tantos lucros como um blog com loja virtual própria.

 

  • Criação de conteúdos escritos

Muitas vezes, criar um blog não é sinónimo de fonte de ganhos recorrentes, mas é uma forma ativa de ganhar dinheiro todos os meses e de criar uma comunicação dinâmica e regular com os visualizadores.

É possível uma marca criar um blog apenas para gerar dinheiro, anunciando apenas os serviços que disponibiliza, o seu portfólio de projetos ou novidades importantes para clientes.

 

  • Venda de E-books

A venda de e-books é uma das estratégias mais populares entre os bloggers. São fáceis de criar e, normalmente, têm um preço adequado para que grande parte dos visitantes do blog os possa adquirir. É uma das estratégias mais rápidas para perceber se os visitantes gostam do conteúdo abordado.

Um e-book pode ser disponibilizado para venda diretamente na página do blog ou, então, noutras plataformas. Pode sempre ser colocado no site do blog como Download Digital.

  • Cursos Online

Não existem impedimentos na apresentação de cursos online. Para tal, basta ter mais informações e conhecimento do tema ou conteúdo que vai apresentar do que o público que o vai visualizar.

  • Podcasts

A inclusão de podcasts no seu blog pode ser uma forma de aumentar o seu tráfego. Muitas pessoas pensam que fazer um podcast é complicado e acabam por desistir dessa ideia, mas é necessário alguns aparelhos para dar origem aos mesmos:

  • Microfone;
  • Fones;
  • Softwares de edição de áudio;
  • Hospedagem de podcast – por exemplo: Libsyn;
  • Uma conta de Skype ou Zoom.

Quanto custa criar e manter um blog?

Para criar e manter um blog, é necessário o investimento em itens essenciais para o funcionamento do mesmo, necessidades essas que serão ampliadas conforme o blog for tendo mais visualizadores.

Mas, alguns dos gastos iniciais são:

  • Domínio;
  • Hospedagem;
  • Template do Blog;
  • Automação.

 

  • Domínio

O domínio é simplesmente o nome do site. O ideal é ser um nome curto, simples e fácil de se digitar e de ser lembrado pelas pessoas – ex: uebyou.pt

 

  • Hospedagem

Existem algumas empresas que oferecem hospedagem gratuita, no entanto, é bastante limitada e, provavelmente não permitirá a instalação de ferramentas e outro tipo de plugins.

No entanto, vale a pena investir numa hospedagem paga, se for a pensar no futuro do seu blog.

 

  • Template

Muita gente acha que o template é dispensável na criação de um blog, porém ele faz toda a diferença nas taxas de conversão, já que cria uma simbiose entre a estrutura do texto e a forma como ele é apresentado, criando uma imagem apelativa.

 

  • Automação

Ferramentas de automação são essenciais para quem quer ver o blog crescer, já que auxiliam em tarefas que, se fossem realizadas manualmente, levariam muito tempo e esforço. Ou seja, as ferramentas de automação otimizam o tempo, diminuindo o tempo de trabalho e gerando ótimos resultados.

 

O blog, por si só,  não gera receita! Porém, com as estratégias certas pode rentabilizá-lo e fazer dele um “verdadeiro mecanismo de alcance”!

Não se engane se pensa que, para que este seja bem sucedido, precisa de ter muito tráfego, nada disso. “Até porque ninguém começa por cima!”

Basta estar atento ao tráfego e, caso este seja constante, saberá imediatamente que só precisa de investir para começar a ver esse número a subir.

 

Para este efeito, a Uebyou possui estratégias que o ajudarão a fazer do seu blog um verdadeiro “catcher de clientes”, garantindo um desempenho rápido e com “pernas para andar”!

 

Não sabe por onde começar? O seu blog está obsoleto? Confie na Uebyou e dê ao seu blog a utilidade que ele merece!

 

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