Publicado em / por Uebyou . Creative Agency / em Desenvolvimento Web, Tecnologia

Não sabe qual o tamanho ideal das imagens para WordPress?

O WordPress é mais complexo do que parece, sendo essencial entender como se processa a definição dos tamanhos das imagens, de forma a gerir um website de forma eficaz e que não provoque um “site lento”!

Com esta informação sob sua alçada, não só conseguirá agregar ao seu website imagens de tamanho apropriado, como descobrir os locais certos onde colocá-las, tirando o máximo partido do seu site, através de uma estratégia de conteúdo bem delineada.

Com estas técnicas, melhorará também a capacidade de partilha dos seus artigos, aumentando visibilidade e, consequentemente, tráfego!

Como nos dizem dados estatísticos, leitores de conteúdos em websites lembram-se apenas de cerca de 10% dos conteúdos em texto, sendo que este valor dispara até aos 65% se, a acrescentar ao texto, existirem imagens visualmente apelativas.

Assim, a Uebyou dá-lhe a conhecer, abaixo, tudo o que precisa de saber sobre os tamanhos de imagens para o WordPress, de forma a dinamizar o seu site/blog. E “como quem teme, alguma coisa deve”, agora já não tem de temer que os seus conteúdos vão parar ao esquecimento!

Proceder ao upload de imagens no WordPress é uma tarefa bastante simples, porém nem sempre conseguimos prever o que se passa no back-end.

Quando carregamos uma imagem no WordPress, ele cria três tamanhos diferentes para a imagem, acabando por resultar, na verdade, num 4 em 1:

  • Miniatura (Thumbnail)
  • Média (Medium)
  • Grande (Large)
  • Tamanho original (Full size)

 

Desta forma e “já que o seguro morreu de velho”, o WordPress possibilita que, independente do dispositivo pelo qual se aceda, será possível qualquer utilizador ver a imagem, seja de que tamanho for. Assim, não só a user experience será melhorada, mas também a velocidade do próprio website.

 

Onde e como o WordPress armazena as imagens?

O WordPress armazena as imagens de upload na Biblioteca Multimédia, sendo possível visualizá-las todas clicando, simplesmente, na Biblioteca.

Em wordpress, as imagens são armazenadas em pastas de upload de cada site (wp-content/uploads/). Para aceder a estas pastas, terá de se conectar ao seu site ou ser cliente FTP/SFTP.

 

Quais os tamanhos padrão das imagens para WordPress?

Embora o WordPress configure automaticamente as imagens para quatro tamanhos padrão (thumbnail, medium, large e original size), o ideal é que as imagens sejam carregadas em 1024px de forma a serem utilizados os tamanhos padrão.

Caso o upload seja feito com imagens mais pequenas, ou até maiores, estão poderão não ser configuradas para os tamanhos padrão de forma correta.

 

Como alterar os tamanhos das imagens padrão?

Embora os tamanhos padrão das imagens para WordPress funcionem bem para a maioria dos utilizadores, várias são as vezes em que sentimos necessidade de as editar. No entanto, há que relembrar que, apesar de ser possível personalizar o tamanho das imagens, esta opção pode sobrecarregar o banco de dados de um site, levando a problemas de desempenho e esgotamento de espaço do mesmo.

Algumas páginas de destino também precisam de exibir imagens com tamanhos específicos, como é o caso das lojas e-commerce, que normalmente precisam de exibir miniaturas maiores.

Além de poder sempre editar as suas imagens em Photoshop ou outros editores de imagens, o próprio WordPress oferece algumas funcionalidades para que possa editar as suas imagens de forma bastante simples, como lhe damos a conhecer em seguida:

  1. Direcione o seu rato até às configurações, clicando na opção “Media Settings” ou “Opções Multimédia”.

 

2.  Altere as pré-definições do tamanho das imagens, tal como demonstrado abaixo:

 

3.  Clique no botão “Save changes” na parte inferior da página. A partir deste passo, todas as imagens que carregar, assumirão este tamanho padrão.

 

Qual a melhor forma de otimizar as minhas imagens?

Otimizar as suas imagens é uma forma de garantir que estas não afetam o desempenho de um site nem consumirão mais recursos do servidor do que é necessário. Assim, a Uebyou dá-lhe a conhecer algumas dicas para que possa otimizar as imagens a carregar no seu site WordPress, de forma rápida, simples e autónoma:

Em primeiro lugar, é necessário escolher o tipo de arquivo das imagens, já que esse simples facto pode reduzir ou aumentar significativamente o tamanho das mesmas. A grande maioria das imagens carregadas em WordPress são JPEG ou PNG. O JPEG ganha força quando se trata de imagens coloridas, permitindo uma maior compressão dos arquivos. Para reduzir o tamanho das imagens JPEG, pode recorrer a uma ligeira redução da qualidade das fotos, através das definições de resolução num editos de imagens.

Quanto ao PNG, geralmente é uma melhor opção para desenhos, textos, capturas de ecrã e gráficos.

Redimensionamento de imagens

Redimensionar as imagens através de programas de edição é uma forma prática de reduzir o tamanho das suas imagens. Assim, todas as imagens num site deve ser tão grandes quanto o necessário. Quer isto dizer que, se a largura máxima do seu site é de 1200px, a imagem não pode ter uma largura superior.

Plugins de edição de imagem para WordPress

A utilização de alguns plugins pode permitir a otimização avançada das imagens, através apenas de alguns cliques! Isto permite-lhe não só evitar a utilização de ferramentas de edição, como também a necessidade de utilizar código avançado.

A maioria destes plugins são gratuitos, permitindo várias funcionalidades de otimização, sendo a compressão de imagens uma delas.

Alguns exemplos que podemos referir, para este âmbito, são o Kraken, o ShortPixel, o Optimole, entre outros.

 

Otimizar as imagens que pretende carregar no seu site WordPress é uma forma de garantir o máximo de recursos e funcionalidade do seu site. Esta é a principal medida para que o seu site garanta uma boa User Experience, não ficando “lento”.

 

 

Na Uebyou, acreditamos que sites “user friendly”, além de possuírem funcionalidades dinâmicas e webdesign responsivo, são também aqueles nos quais se tem sempre o cuidado de aplicar conteúdos concretos, apelativos e imagens otimizadas, garantindo sites rápidos.

 

Não sabe como fazê-lo sozinho? Conte com a Uebyouteam para o ajudar a otimizar as suas imagens, evitando assim sobrecarregar o seu site! 

 

Tags: