+351 253 055 594 +351 934 706 976 Centro de Negócios Ideia-Atlântico - Braga . C50 | 4719-005 BragaCriação de Sites e Desenvolvimento Web
Uebyou . Criamos Valor . Sites, Dominios, Lojas online, Alojamento Web e Web Design
 
 
 
 
Uebyou . Criamos Valor » PT » Notícias » Tecnologia » Dicas Uebyou para uma boa navegação de Websites
Jul
31
2017

Dicas Uebyou para uma boa navegação de Websites

Hoje em dia, encontramos sites de todos os tipos, desde sites informativos, blogs, lojas virtuais, prestadores de serviços ou organizacionais. Porém, estes podem destacar-se pela experiência de navegação que oferecem aos utilizadores.

student-849825_1920.jpg

Assim, a Uebyou apresenta-lhe algumas dicas para potencializar o seu site e garantir o máximo de funcionalidade na experiência do utilizador:



1. Consistência e Clareza

Conteúdo irrelevante ou incoerente poderá levar a uma navegação pouco funcional ou pouco intuitiva, tornando a utilização do website mais difícil. Por isso, é necessário esquematizar o design do site de forma a que o utilizador chegue facilmente à informação que pretende.

No entanto, existem soluções que evitam a adição inconsistente à navegação, tais como a exibição dos links das subpáginas e não exibir subpáginas apenas para algumas secções, já que esse facto pode confundir o utilizador.

Assim, todos os itens de navegação primários devem ser vinculados às páginas de destino de forma a que o utilizador chegue automaticamente à informação procurada.

Também o design das letras deverá indicar se se trata de um item de navegação primária, como um link, ou se de um cabeçalho. Por exemplo, se for um link, poderá ser usada uma cor diferente para o diferenciar. Outra medida útil é a transformação do cursor do mouse num ponteiro em cima dos links.


2. Breadcrumbs   

O Breadcrumbs é um mecanismo que ajuda a orientar o utilizador dentro de um site, direccionando as pessoas para as páginas mais profundas do site a partir de fontes externas.

Assim, quanto maior for o site, maior a necessidade de efectuar esta hierarquização, de forma a que o utilizador tenha acesso a subpáginas que o levem ao assunto concreto que procuram.

 

3. Interacções claras

Projectar alterações visuais, ajuda a esclarecer que interacções esperar de um site. Por exemplo, verificar-se a troca de um ícone de expansão para um ícone de colapso, indica que a página mudou e que o assunto ou produto já não é o mesmo.

Por vezes, ícones podem substituir links ou complementar rótulos, como na secção “login” ou “contacto”, onde se poderão implementar rótulo e ícone, de forma a que o utilizador saiba intuitivamente qual a acção a tomar.

 

4. Projecção de uma navegação plana

De forma a dinamizar e optimizar a navegação, é importante que a hierarquia do site o suporte. Ao desenvolver o mapa do site, é fundamental investir numa navegação plana, de forma a que o utilizador acesse a página pretendida dentro de um a dois cliques.

Para tal, a solução não passa por encurtar os menus, mas sim por hierarquizá-los por níveis categóricos.

 

5. Limitação dos níveis hierárquicos

O número de níveis dentro de uma navegação é determinado pela hierarquia do site. Assim, quanto menos níveis as pessoas encontrarem, mais rápida e menos confusa será a navegação.

Maioritariamente, os mapas dos sites apresentam entre três a quatro níveis hierárquicos, dependendo da quantidade de conteúdos do site.

Esta divisão entre categorias certifica uma navegação menos ampla e mais intuitiva.


6. Design exclusivo para cada nível hierárquico

Adoptar diferentes designs nos níveis, como os estilos de fonte, os tamanhos da fonte ou as cores, são formas de estabelecer os diferente níveis de navegação de forma a torná-la consistente. Assim, é importante adoptar estratégias de diferenciação de nível 1 para nível 2, nível 2 para nível 3, e assim sucessivamente.


7. Criação de um design responsivo

Optimizar o site para que ele funcione perfeitamente num dispositivo móvel, como um telemóvel ou tablet, é uma forma de garantir não só a sustentabilidade do site mas também a facilidade do utilizador em acessar ao site no dispositivo que pretender, tem ter de trocar de dispositivo para se adaptar ao site.


Desta forma, investir no design e na programação do seu site, de forma a torná-lo coeso e responsivo a todo o tipo de dispositivos, é meio caminho andado para garantir a sua viabilidade e rentabilidade. 

 

Para o ajudar, confie nos serviços da Uebyou, que se prontifica não só a dinamizar o seu website, mas também a elevar a taxa de sucesso do seu negócio!

 

 

 

Fonte da Notícia


 


Clique aqui para obter mais informações!

© Uebyou . Criamos Valor - »Login to Website