+351 253 055 594 +351 934 706 976 Travessa do Pinheiro n.º8 - Nogueira | 4715-225 BragaCriação de Sites e Desenvolvimento Web
Uebyou . Criamos Valor . Sites, Dominios, Lojas online, Alojamento Web e Web Design
 
 
 
 
Uebyou . Criamos Valor » PT » Notícias » Tecnologia » Curar o Cancro com Inteligência Artificial
Abr
12
2017

Curar o Cancro com Inteligência Artificial

O cancro é, actualmente, um dos mais complexos e mortíferos desafios na área da medicina. Como tal, para colmatar este facto e trabalhar em conjunto por um bem comum, a Microsoft anuncia a criação de quatro projectos, com grupos de investigação compostos por biólogos, engenheiros e programadores, que se caracterizam pela utilização da inteligência artificial.

inteligecia-artificial.png


Como se procede o trabalho destas equipas?

Uma da equipas de investigação, através da aprendizagem automática e do processamento de linguagem natural, pretende ajudar os oncologistas a encontrarem tratamento individuais e mais eficientes para os seus pacientes. Já a segunda equipa foca-se em desenvolver algoritmos que ajudam os cientistas a compreender o desenvolvimento dos cancros e a descobrir quais os melhores tratamentos para os combater. Assim, surge a necessidade de analisar milhares de dados que resultam dos estudos científicos e dos registos médicos existentes.

Um terceiro grupo, através da combinação da aprendizagem automática com visão computacional, destina-se a ajudar os radiologistas a compreenderem a evolução do cancro nos seus pacientes, uma vez que a análise dos resultados de radiologia pode tornar-se difícil, já que o olho humano não distingue à priori a mudança visual de um cancro, como o seu crescimento ou a sua diminuição de tamanho.

Desta forma, é necessário criar tecnologias que analisem detalhadamente todas as imagens obtidas em exames, de forma a facilitar a análise dos radiologistas.

Pretende-se que estes investigadores consigam desenvolver um sistema que consiga analisar scans 3D pixel a pixel, de forma a que os radiologistas possam averiguar o desenvolvimento do tumor.

No entanto, o objectivo fulcral da Microsoft é a programação de células para o combate de variadas doenças, uma delas o cancro. Para este fim, um dos métodos utilizados será a criação de um computador molecular que será posteriormente introduzido na célula para monitorizar a evolução das doenças. Caso o dispositivo detecte alguma anomalia, ele mesmo accionará uma resposta de como o combater.

Embora seja um objectivo bastante ambicioso e sem qualquer garantia de que venha a ser concretizado, já se encontra em estudo e é tido como uma meta a longo prazo.

Tal como a Microsoft, várias empresas dedicam-se à aplicação da ciência computacional com vista no combate às doenças, não só através do desenvolvimento de tratamentos inovadores, mas também na criação de plataformas de diagnóstico precoce de doenças oculares, tratamentos de radioterapia para o cancro da cabeça e pescoço e sistemas computacionais que permitam ajudar os oncologistas na escolha dos tratamentos.

 

 

 

Fonte da Notícia

© Uebyou . Criamos Valor - »Login to Website