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Mai
15
2017

5 Grandes falhas das lojas virtuais: Quais são e como evitar?

Infelizmente, a performance de muitos sites na experiência de compras deixa muito a desejar. No entanto, sabendo identificar as fontes do problema, facilmente se encontrarão as soluções adequadas, de forma a garantir uma experiência positiva na utilização do site/loja virtual.

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Assim, a Uebyou apresenta-lhe algumas falhas de E-Commerce comuns, bem como as melhores soluções para melhorar o site, aumentando assim a rentabilidade das vendas:


1. Falta de Confiança

Factor importante a reter, é a avaliação constante a que um site está sujeito, já que a primeira impressão é a que permanece junto do utilizador. Por isso, é crucial o site demonstrar profissionalismo e seriedade.

 1.1. Como resolver

Investir num design de website profissional, bem como incluir sinais de confiança, como por exemplo um campo de feedback de utilizadores, o endereço comercial e o contacto telefónico, são medidas a tomar para que o utilizador se sinta seguro e saiba que o vendedor não permanece escondido. A colocação de logótipos de compras seguras e emblemas de segurança da web também deve estar em destaque, de forma a garantir que as informações do utilizador estão seguras.

Também a utilização de um IP dedicado com SSL é um "must have", de carácter quase obrigatório na criação de uma loja virtual, já que esta funcionalidade garante a segurança e a encriptação dos dados trocados entre o site e o utilizador.


2. Fraca navegação no site  

Antes do utilizador efectuar a compra, precisa de encontrar as informações que procura. Para isso, é importante manter o design do site organizado de forma a que seja fácil e intuitivo para o utilizador encontrar o que deseja. Um site desorganizado e com poucos recursos apenas dificultará o processo de vendas.

 2.1. Como resolver

Para que seja fácil para o utilizador encontrar o que procura, é importante recorrer a mecanismos como a filtragem de categorias, pesquisa detalha de produtos, por tipos e preços. Além disso, é importante que o site esteja configurado para E-Commerce móvel, de forma a que a loja virtual esteja operacional em dispositivos móveis. 

A simplicidade de se conseguir chegar, rapidamente, à informação desejada, é também um factor pertinente.


3. Falhas de informação quanto ao pagamento, envios e devoluções

É importante garantir que, em sites de comércio electrónico, todos os produtos terão expostas as suas características, preços, etc. Porém, deparamo-nos com inúmeros sites que não correspondem a essa expectativa, não contendo todas as informações necessárias para inspirar confiança ao utilizador. Também as condições de pagamento e de devoluções têm de estar presentes, para que o utilizador se sinta seguro e saiba em que condições a sua compra será realizada.

 3.1. Como resolver

É importante que o site contenha todas as informações referentes ao preço, custos de envio e programa de devoluções. Contudo, é ainda mais importante que o método de pagamento seja fácil para o utilizador, garantindo-lhe todo o comodismo que o conceito de compra online pressupõe.

Oferecer os portes de envio ou permitir o pagamento por paypal ou outro gateway de pagamento online são técnicas que podem colocar a sua loja virtual em vantagem perante a concorrência.

 

4. Processo de compras complicado

De facto, alguns factores, negativos ou positivos, influenciam a experiência de compras online.

Alguns sites não permitem que se guarde os itens adicionados ao carrinho de compras, ou apagam os já adicionados quando se realiza a criação de conta no site. Esta condição complica o processo de compra, obrigando o utilizador a adicionar novamente produtos ao carrinho, ou então a procurar outra loja.

Outro factor importante, é a notificação de que o preenchimento de um formulário de pagamento foi bem sucedido, o que por vezes não se encontra nos sites e que pode gerar, ao utilizador, dúvida quanto à efectivação do pagamento.

4.1. Como resolver

Todas estas lacunas são de fácil resolução! Para isso, basta criar um carrinho de compras persistente, o que facilita no momento da compra mas também na realização de compras posteriores, gerando um histórico que pode ser reaproveitado. Muitos utilizadores salvam itens no carrinho de compras com a intenção de comprar mais tarde, o que faz deste mecanismo um método para vender mais. 

Outra medida fundamental é a criação de uma mensagem de agradecimento a ser apresentada após o preenchimento do formulário de pagamento, permitindo assim que o utilizador tome conhecimento de que a compra foi efectuada.

 

5. Falta de verificação de problemas no site

Algumas lojas virtuais apresentam problemas que podem levar a que os utilizadores abandonem o site ou tenham receio de proceder à compra.

Alguns desses problemas passam pela demora em concluir a transação online ou pela complexidade na realização da compra, o que pode prejudicar gravemente o sucesso das vendas.

5.1. Como resolver

Procedendo a um simples processo de checkout, é possível remover barreiras que possam condicionar a compra. Efectuar a optimização do site para dispositivos móveis, com um design adequado, ajudará a reduzir os tempos de carregamento da página.

Incluir no design uma barrra de progresso também permitirá ao utilizador saber até que ponto eles estão no processo de compras.


Para rentabilizar o sucesso da sua loja online, confie na Uebyou para criar ou optimizar a sua loja, recorrendo às tecnologias mais avançadas e actuais.


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