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Out
16
2017

O futuro do SEO: a evolução para o SXO

 

O Search Engine Optimization (SEO) é tido como um conjunto de procedimentos que visam melhorar a posição de um site nos motores de busca, focando-se nos rankings e indicadores de classificação.

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No entanto, e baseando-se no conceito de SEO, surge o Search Experience Optimization (SXO), que tem vindo a ganhar maior relevância, já que permite optimizar o site não apenas para aparecer nos primeiros lugares nos motores de busca, mas também para garantir uma boa experiência ao utilizador.

Assim, o SXO baseia-se em quatro grandes conceitos:

  • Centrar a importância no utilizador enquanto potencial comprador O utilizador é visto como o alvo realmente importante e não apenas os rankings que classificam o site.Torna-se necessário falar a mesma linguagem do utilizador, acrescentando valor e conteúdo de qualidade e relevância. Atraindo assim os utilizadores, os motores de busca reflectem esse facto na forma como olham para um site.
  • Definir a experiência do utilizador como parte da estratégia da empresa: A experiência que é proporcionada ao utilizador é percebida como fundamental para a estratégia da empresa. 
  • Integrar a necessidade de experiência do utilizador junto do webmaster: Dar a conhecer ao utilizador a iniciativa de o valorizar pela oferta e pelo conteúdo, o que trará retorno ao site, ao negócio e à empresa, o que motivará as as equipas técnicas a aperfeiçoar o site
  • Alinhar as diferentes áreas de actuação: Em muitas empresas, continua a existir uma divisão entre quem faz o quê em cada área de actuação, que tem de ser integrada e complementada com todas as outras, incrementando os resultados. 

 

Para alguns analistas, uma forma de evolução para o SXO passa por eliminar a procura pelo utilizador, garantindo que seja ele a procurar a empresa. Para isso, a empresa tem de conhecer o utilizador que quer atrair, dando-lhe as informações que ele procura, para que não sinta necessidade de sair do site.

Um estudo realizado por Jakob Nielsen, especialista em User Experience, indicou que a maior parte dos utilizadores abandona o site nos primeiros 10 segundos e que só passado este tempo, o site se pode tornar relevante. Assim, é fulcral que nestes 10 segundos, haja resposta às questões/necessidades do utilizador, de forma a ganhar a sua confiança.

Apesar disso, o papel do SEO não terminará por aqui! Muito pelo contrário, será uma ferramenta específica dentro das empresas, cujo objectivo não será apenas obter mais tráfego, mas também oferecer aos utilizadores uma experiência de navegação recompensadora e motivadora, trazendo benefícios para as empresas a nível de negócio e notoriedade.

 

 

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